quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Aula inaugural do Projeto Guaporé 5 acontece na escola SENAI Padre Marcelo Bertolusso




Em sua quinta edição o Projeto Guaporé – uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO) e a Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA) – iniciou as atividades com a realização de aula inaugural na Escola SENAI Padre Marcelo Bertolusso, com a participação de 150 alunos aprovados no processo seletivo para preenchimento de vagas disponibilizadas para os cursos de qualificação em caldeiraria (60 vagas); soldador (60 vagas) e mecânico montador (30 vagas).

A cerimônia contou com a presença do diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho; do gerente financeiro da IMMA, Roberto Stefaneli, do gerente de manufatura da IMMA, Marco César, que ministrou a aula inaugural, colaboradores do SENAI/RO, alunos e familiares.

Parceria entre o SENAI Rondônia e a IMMA por meio do Projeto Guaporé V, oferece a oportunidade de capacitação em novas profissões para concorrer às vagas de emprego na empresa e também para ingressar no mercado de trabalho no segmento de metalurgia que hoje está em expansão e é cada vez mais valorizado no Brasil.

O diretor Vivaldo Matos ressaltou que o Projeto Guaporé surgiu com a finalidade de capacitar pessoas para atender as necessidades de contratação de mão de obra para o quadro funcional da IMMA e dar oportunidades à comunidade rondoniense ao aprendizado de uma nova profissão e desta forma ingressar no mercado de trabalho, por meio da profissionalização contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado e da região.

Falando em nome do presidente da FIERO, Denis Baú, Vivaldo agradeceu a confiança depositada no trabalho da entidade. “Estamos orgulhosos e gratos pela parceria com a IMMA que é empresa compromissada com o nosso Estado e absorve a mão-de-obra local. Em contrapartida, o SENAI/RO cumpre o papel de capacitar e qualificar os trabalhadores para que, juntos, sejamos parceiros em prol de um futuro ainda mais promissor para Rondônia e população”, disse.

Vivaldo finalizou dizendo que “a IMMA é uma empresa que acredita no potencial de Rondônia. Está investindo no trabalhador rondoniense e se instala neste Estado para crescer junto com ele”, afirmou.

Fonte: FIERO 

IEL/RO realiza palestras para estudantes e estagiários em Porto Velho






Por meio da área de Talentos Humanos, o Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL/RO) realiza palestras gratuitas com temas voltados para o mercado de trabalho e direcionadas a estudantes, estagiários ou não, com visão de desenvolver a área comportamental desses jovens.

O intuito do IEL é assistir o estudante, para que ele possa ser qualificado, não somente no campo profissional, mas também em sua vida pessoal, pois entende que como agente integrador, sua função é prepará-lo para a realidade do mundo coporativo, buscando dar condições básicas para a empregabilidade, tomando-se por base as principais exigências feitas pelas empresas.

As palestras com seus temas, datas e locais de acontecimento, bem como as incrições, estão disponibilizadas no site www.ro.iel.org.br

Mais informações, através dos telefones 69 3216 3498 e 69 3216 3419 / Daniele Mejia e Carla Nogueira

FONTE: FIERO

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Encomex e 2ª FEIRON Fashion integram programação da FEIRON 2011

A Feira Internacional da Indústria do Estado de Rondônia (FEIRON) já entrou para o calendário oficial dos grandes eventos de negócios do país, neste ano chega a 5ª edição, o slogan cada vez mais fortalecido - Abrindo fronteiras, fechando negócios. A Feira, que acontece de 14 a 17 de setembro, no Pavilhão de eventos do SESI, em Porto Velho, inclui na programação, pela primeira vez o Encontro de Comércio Exterior (Encomex), entre outros eventos, como a 2ª FEIRON Fashion.


Como nas edições anteriores o Centro Internacional de Negócios (CIN), em parceria com o MDIC, articula as rodadas internacionais de acordos e transações comerciais, assim como a presença internacional de representantes e empresários de países da América do Sul e da Europa.

Além da exposição de produtos e serviços da Indústria, estão previstos também oficinas setoriais e temáticas; Encontro de Negócios Al Invest IV; III Fórum IEL de Gestão Empresarial; mesas redondas; lançamento da Coleção de Moda Alto Verão 2012/RO com o desfile da FEIRON Fashion; palestra e oficina em parceria com o Instituto Federal de Rondônia – IFRO e Cooperação Internacional Brasil Canadá, MEC – SEPEC, com o tema “The fashion School of Marie-Victorin college at the servisse of it’s local fashion and garment industry”; o lançamento do “Caderno de Referências do Mobiliário 2012”.

De acordo com o presidente Denis Roberto Baú com a realização da Feira, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) objetiva cada vez mais a aproximação entre os empresários rondonienses; a criação de um ambiente de negócios entre as empresas rondonienses e empresas de outros estados e países. Durante a FEIRON, os produtos de Rondônia também são oferecidos para o mercado internacional, por meio de rodadas de negócios, o que estimula as parcerias comerciais, importantes vertentes para o desenvolvimento integrado e sustentável da economia regional e brasileira.

Denis Baú garante que, a cada edição, a Feira traz novidades e melhores perspectivas de negócios. “Avançamos muito em 2009 e 2010, para este ano, teremos infraestrutura ainda melhor”. Baú ressalta ainda que como as edições anteriores, a Feira será um espaço para visualizar os mercados futuros.

A FEIRON 2011 Internacional é uma realização do Sistema FIERO, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), SENAI, SESI, IEL, SEBRAE, Governo do Estado de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho, Camargo Corrêa, Eletrobras – Eletronorte, Banco da Amazônia, ABDI, Suframa, Secretaria de Comércio Exterior, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Governo Federal.

Fonte: FIERO

Lançamento do livro “Uma cortina que se abre” de Rui Nascimento vai reunir empresários e intelectuais


                        

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RO) promovem no próximo dia 27 de setembro, em Porto Velho, o sarau de lançamento do livro “Jorge Amado – Uma Cortina que se abre”, do escritor Rui Nascimento. Para este evento os organizadores estão convidando empresários, representantes de instituições de ensino e intelectuais, assim como colaboradores de todas as Casas que compõem o Sistema FIERO.

O sarau, que acontece no salão de convenções da Casa da Indústria vai contar com a presença do autor, que vai conversar com os convidados sobre o livro, a amizade com o escritor baiano, cujo centenário será comemorado em 2012. Segundo a organizadora do evento, Roselane Suriano “será uma noite de muita descontração, música ao vivo, a conversa agradável de Rui Nascimento, com sua prosa irresistível. Temos certeza que o público vai gostar”.

O presidente da FIERO, Denis Baú ressalta a importância da iniciativa e o empenho da equipe do IEL/RO na realização deste evento literário. “É com muita satisfação que receberemos o Rui Nascimento, que virá para o lançamento do livro de sua autoria. Escrever sobre um dos escritores mais lidos no Brasil e no mundo deve ter sido um desafio e acima de tudo um prazer. Tenho certeza que será uma noite que vai ficar na memória de todos”, disse.

O livro, editado pelo SENAI, é um relato inédito de uma fase do escritor que, aos 25 anos, já consagrado, foi confinado no interior de Sergipe pela política do Estado Novo do governo de Getúlio Vargas. Como muitos intelectuais e artistas surgidos na década de 30, Jorge Amado foi um produto típico daquela época de efervescência política. Fez parte do movimento literário pós-modernista, conhecido como o Romance de 30, no qual foi uma de suas maiores expressões. Engajado na luta partidária socialista foi levado várias vezes à prisão.

O sergipano Rui Nascimento, amigo da família Amado, assim como toda sua família. Seu pai foi dono de uma famosa livraria em Estância, na época em que se passa a história, e virou personagem de duas conhecidas obras: Gabriela Cravo e Canela e Tereza Batista cansada de guerra. “Escrevi e publiquei no final de 2007 uma biografia autorizada de Jorge Amado, sobre umas passagens desconhecidas do seu grande público, vividas numa cidade do interior de Sergipe”, afirmou o escritor, que durante anos atuou como superintendente do SESI Nacional. Hoje, aposentado, vive às voltas com seus livros, curtindo amigos e música e com os dedos coçando para cometer novos escritos, revela Nascimento.

Prefaciado por Paloma Amado, a obra de 350 páginas descreve seu “exílio político” em Estância, Sergipe, terra de seu pai, Jorge Amado. Nessa época, impedido de lutar por seus ideais, se distraía promovendo inúmeros eventos culturais. Criou uma biblioteca, escreveu parte de Capitães de Areia – que este ano estreia no cinema - concluiu Mar Morto. Na bagagem de volta trouxe inesquecíveis personagens que povoaram alguns de seus livros, como Gabriela, Tereza Batista e Tieta do Agreste.

Detalhes do cotidiano e da intimidade nesse capítulo da vida do escritor brasileiro só agora poderão ser conferidas na obra “Jorge Amado, uma cortina que se abre”. Segundo Rui, Paloma foi testemunha da grande amizade que uniu João Nascimento, pai de Rui, a Jorge Amado e que remanesce hoje, intocável, entre seus descendentes. Por conta dessa ligação afetiva, uma parte do livro foi reservada para manifestações literárias da época, artigos de Jorge Amado, noticiário da imprensa local sobre suas atividades, correspondência trocadas entre o escritor e o autor do livro.

De acordo com Nascimento fotografias de pessoas e lugares visitados pelo romancista completam o relato, que tem a pretensão de ampliar um ciclo informativo sobre a vida de Jorge Amado na turbulenta década de 1930. “Fiz questão de colocar no livro passagens documentadas, como no caso de relatos e cartas. Não se trata de uma ficção”, explica.

Fonte: FIERO

Curso de Coaching inicia segunda turma em outubro na capital


Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL/RO) dá continuidade ao curso de Coaching para a segunda turma. Como a primeira turma, os inscritos para segunda turma participam do treinamento com carga horária de 80 horas em dois módulos intensivos. O primeiro módulo acontece de 26 a 29 de outubro e o segundo, de 16 a 19 de novembro, no salão de convenções do Sistema FIERO.

Ministrado pelo fundador e diretor-presidente da Academia Brasileira de Coaching, Rogério Martins, o curso que em sua primeira turma contou com profissionais do SESI, SENAI, IEL, Termo Norte, Eletronorte, empresários locais dos mais variados segmentos, foi sucesso absoluto e nesta nova etapa promete superar todas as expectativas mais uma vez.


Durante os oito dias de aprendizado o Master Coach Trainer Rogério Martins, vai ensinar técnicas, ferramentas, metodologias e estratégias que comprovadamente apresentam resultados positivos. O Life & Professional Coaching (LPC) é um programa que vai muito além de informações acadêmicas. Este treinamento foi especialmente desenhado para que o participante adquira total proficiência no uso e na prática do Coaching. Aqui o aluno vai desenvolver suas habilidades e competências para se tornar um Coach de excelência na vida pessoal e profissional.

A coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e Projetos do IEL/RO, Andréia Tamayose Rezende lembra que “o Coaching é um poderoso processo de autodesenvolvimento voltado à transformação de sonhos em metas e destas em realidade. A metodologia utilizada reúne desenvolvimento pessoal, profissional e transformacional num só treinamento”.

O presidente da FIERO, Denis Baú ressalta a importância de mais uma iniciativa do IEL/RO. Baú lembra que “o lançamento nacional que aconteceu a partir de Rondônia, o curso é de extrema utilidade e que já é sucesso no mundo todo, No Brasil ainda é recente e estamos sendo pioneiros no Estado e vamos desbravar ainda mais essa metodologia”, afirmou.

Já o superintendente do IEL/RO, Nazareno Gomes Barbosa ressalta que “a intenção é disponibilizar em Rondônia cursos e consultores de grandes centros como São Paulo, entre outros estados, para evitar que as pessoas se desloquem, tornando o curso acessível do ponto de vista financeiro”, disse.

Mais informações pelo número             (69) 3216-3449       e também pelos e-mails ana.matsuzaki@fiero.org.br ou andreia.tamayose@fiero.org.br

Fonte: FIERO

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Equipe técnica do SENAI RO participa do 4º Encontro Nacional de Metrologia do SENAI para inovação e competitividade da Indústria




O evento, realizado na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) reuniu palestrantes nacionais e internacionais e abriu a 2ª Semana Internacional de Inovação e Competitividade promovido pelo SENAI/SC. O encontro objetivou promover a cultura metrológica no meio científico, industrial e acadêmico, disseminando sua influência estratégica no desempenho das empresas e no desenvolvimento do país e promover a atualização técnica e tecnológica, além do intercâmbio entre as instituições. Os serviços de metrologia identificam se os produtos seguem as normas técnicas, a legislação ou mesmo o que é anunciado.

Representando o SENAI/RO, o gerente de Tecnologia e Inovação, Gideoni de Oliveira Macedo, o diretor da Escola SENAI de Cacoal Marcos Braúna, o diretor da Escola SENAI Padre Marcelo Bertolusso, David Lopes Maciel, a consultora da Rede SENAI de Meio Ambiente, Giovana Fiorela Zamora López e analista da área de Tecnologia e Inovação do SENAI RO Diana Margotto.

Entre os palestrantes internacionais estiveram Lane Hallenbeck, vice-presidente para serviços de acreditação do American National Standards Institute (ANSI), Inmetro dos Estados Unidos que conferiu “O Sistema Americano de Normas e Avaliação da Conformidade, a Leia 11-353 e sua implicações e oportunidades para a indústria brasileira” e Barbara Goldstein, consultora científica do Departamento de Comércio norte-americano falou como estabelecer a base para a inovação por meio da ciência da medição, serviços e parcerias industriais.

Entre os brasileiros, o presidente do Inmetro João Alziro Hertz, que apresentou a “Metrologia e Inovação para o Aumento da Competitividade da Indústria”, Pilar Rodriguez pesquisadora do laboratório de termo bacteriologia da Unicamp falou sobre o “Uso e a importância da Microbiologia Preditiva no estudo da vida de prateleiras dos produtos alimentícios”, Alexandre Braz Negroni que é Sênior Manager e Supplier Quality da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) ministrou sobre a “Metrologia, Inovação e Competitividade na empresa” e o empresário Tito Alfredo Schmitt, do setor de construção civil e pré-moldados de Florianópolis, abordou sobre “A construção Civil e o PBQP-h em Santa Catarina”.

Na ocasião foram realizados também o Encontro de Laboratoristas do SENAI e ainda uma visita técnica ao Centro de Tecnologia de Automação (CTA) na Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis e a Escola SENAI de São José/SC.

Fonte: FIERO

Encontro técnico reúne FIERO, órgãos públicos e privados para discutir PPA


Nesta terça-feira, 06, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO/RO), aconteceu o “Encontro Técnico para o Planejamento da Aplicação de Recursos para 2012”. A reunião com coordenação do Banco da Amazônia (BASA), teve o objetivo de apresentar os planos de ações do Plano Plurianual (PPA) para o ano de 2012 e relacionar as experiências já realizadas para o desenvolvimento sustentável no estado.

Na abertura, o superintendente do BASA, Valdecir Tose, mostrou o desempenho realizado e os números das aplicações feitas pelo Banco da Amazônia no Estado e destacou a importância do encontro. “O banco está unido com a comunidade, iniciativa privada e governo do estado para definir melhor a aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e de outras fontes para investimento em Rondônia”.

O superintendente da FIERO, Gilberto Baptista - representando o presidente Denis Roberto Baú -, falou sobre as principais ações da iniciativa privada na contribuição para o desenvolvimento sustentável e as perspectivas para 2012. “As empresas buscam utilizar ferramentas de gestão empresarial e ambiental na possibilidade de compreender os ciclos naturais e de saber produzir muito mais com menor impacto ambiental”.

O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo Governo Federal ao longo de um período de quatro anos. O Secretário adjunto, Avenilson Trintade, da Secretaria de Planejamento falou dos objetivos, das prioridades e as metas do PPA 2012-2015 pretendidos pelo Governo do Estado de Rondônia. “Dentre nossas ações, queremos apoiar o desenvolvimento de cadeias produtivas, ampliar investimentos em ciência, tecnologia e inovação, entre outras”, citou.

O Ministério da Integração Nacional (MI), teve Wanderlei Barreto como seu representante que discorreu sobre a “Política Nacional de Desenvolvimento Regional” – PNDR – no contexto do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Wanderlei articulou sobre as ações do ministério junto ao FNO, “queremos divulgar os programas de linhas de crédito para estimular a tomada de financiamentos, principalmente junto aos mini e pequenos produtores rurais e ainda, às micro e pequenas empresas nos espaços prioritários da PNDR”.

Uma das estratégias de atuação do Governo Federal para o desenvolvimento do país é a realização de ações integradas de políticas públicas para “Arranjos Produtivos Locais” – APL’s – tanto o BASA como o MI destacam a relevância dessas ações. O Gerente Executivo BASA, Oduval Lobato enfatizou as oportunidades para os negócios sustentáveis. “É de extrema importância que haja políticas integradas para ajustar a situação atual dos projetos estruturantes desenvolvidos no estado”.

Ao final do encontro houve a apresentação da situação em que os projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e a análise de como essas obras estão em Rondônia. Além de sugestões, críticas e proposições para ajustes de melhorias para o plano e os procedimentos operacionais. Gilberto agradeceu a todos os participantes e destacou o compromisso entre as parcerias para a plena expansão econômica de Rondônia. “Enxergar a sustentabilidade é ter a chave do futuro e o sucesso nos negócios”, finalizou.

Fonte: FIERO